Alpha Estágio

O melhor currículo de todos os tempos

Se você está procurando um estágio, o ponto de partida é um currículo organizado, claro e objetivo. O currículo é um documento complementar para quem tem perfil em redes sociais profissionais, como o Linkedin, por exemplo. Enquanto a rede social permite estabelecer e aprofundar conexões, além de acessar notícias sobre a sua área de formação, o currículo fala antes de você nos processos seletivos.

Muitas dúvidas ocorrem na hora de criar o currículo, mas a grande dica é optar pela simplicidade. Um modelo tradicional, simples e de fácil comparação, facilita a vida dos recrutadores na hora de analisar o currículo para decidir quais candidatos tem maior aderência à vaga.

Por isso é importante conhecer a estrutura básica do documento e usá-la como guia para organizá-lo.

O currículo deve começar com as suas informações pessoais, como nome, contato, bairro e cidade. Dados como idade, estado civil ou existência de filhos é uma escolha pessoal e não são essenciais num primeiro momento.

Em seguida, você deve fazer um breve resumo de qualificações, o que pode incluir alguma conquista relevante na sua carreira como estudante, vivências extracurriculares, cursos de complementação a formação – sempre indicando data de inicio e fim, instituição onde foi feito o curso e o principalmente o seu objetivo profissional.

A seguir, vale incluir formação acadêmica e idiomas. Nos currículos para vagas de estágio a formação e os idiomas valem mais que as vivências profissionais. Neste caso você deve inverter a ordem e passar essas informações logo abaixo do objetivo profissional.

Caso você já tenha alguma experiência profissional, seja ela formal ou informal você deve informa-las começando pela mais recente sempre com os respectivos cargos e datas de início e término de cada vínculo.

Outro ponto importante são as informações adicionais, como outros cursos, trabalhos voluntários, experiências de intercâmbio, entre outras. Vale lembrar que concisão é importante: um bom currículo deve ter no máximo duas páginas para quem procura uma vaga de estágio.

Escolha uma formatação leve, com espaços entre cada fragmento de texto. Evite longos parágrafos em cada seção, assim o seu currículo ficará mais didático, enxuto e amigável para o recrutador.

O que deixar fora do currículo?

Muita gente ainda tem dúvida, mas não faz sentido anexar sua foto e nem citar dados como endereço completo, RG, CPF, data de nascimento.

A autoavaliação comportamental — descrever a si mesmo como alguém “resiliente”, “determinado” ou “apaixonado por desafios”, por exemplo — também não é recomendada, uma vez que são informações subjetivas e serão avaliadas durante o processo seletivo.

Entretanto, falar das suas próprias “soft skills” é aceitável em alguns casos. Isso somente fará sentido se uma determinada habilidade comportamental for especialmente relevante para a vaga.

Como evitar os erros mais comuns

Mentir é um erro fatal em qualquer etapa de um processo seletivo, e o currículo não é exceção a essa regra. Não vale a pena escrever no currículo que você é fluente em um idioma quando na verdade o seu nível ainda é básico.

Além de ser uma falha ética, a mentira no currículo é uma tática falível, que pode ter consequências muito negativas a médio e longo prazo. A transparência e a honestidade são características essenciais para construir uma carreira bem-sucedida no longo prazo.

Utilize a norma culta da língua e erros ortográficos ou gramaticais são imperdoáveis. Na dúvida use o corretor automático, releia várias vezes o texto e peça para que outras pessoas façam revisões adicionais também.

Se você está se candidatando a diferentes vagas, vale fazer um currículo personalizado para cada uma, levando em conta a sua cultura e as características da vaga pleiteada, mas é preciso cuidado para não exagerar na customização.

O melhor currículo para vagas de estágio

No caso dos currículos para estágio, uma dificuldade frequente é acreditar que a trajetória ainda é curta para ser informada no documento. A sugestão é construir o currículo ressaltando as suas informações acadêmicas e interesses.

É interessante informar no currículo o que você busca e por que deseja determinada vaga. Também é importante lembrar que você pode ir além da graduação ou curso técnico: o currículo pode e deve incluir cursos complementares, como Excel e inglês, além de palestras, treinamentos e eventos on-line que você participou.

Informe os trabalhos voluntários de que você já participou ou ainda participa, o que também abrange uma atuação na empresa júnior da faculdade, na atlética ou em qualquer outra entidade estudantil.

Valorize suas conquistas, como ter ganhado uma olimpíada de matemática ou um concurso de literatura, e algo relacionado a hobbies, como esportes, hábitos para relaxar, uso do tempo livre. São informações que demostram muito da sua personalidade e preocupação com a carreira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

Quem são os estagiários atuais?

Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho mudou radicalmente impulsionado pela evolução digital, transformações culturais e sociais. Essa mudança uma nova geração de

LEIA MAIS

Investimento Certo!

Vivemos, no mercado de trabalho, um grande paradoxo. Enquanto faltam empregos na base, em alguns setores a falta é de talentos! Principalmente nas áreas de

LEIA MAIS

2022, o Ano do RH

As mudanças aceleradas impostas pela pandemia do Covid-19 causaram impactos imediatos em nossas vidas e certamente outras ainda virão pela frente. O estudo do Gartner

LEIA MAIS