Alpha Estágio

Estágio: como aproveitar ao máximo essa fase da carreira!

Segundo dados do Ministério da Educação e INEP, cerca de 17 milhões de jovens brasileiros estão aptos a serem estagiários. Ou seja, são estudantes do ensino médio, técnico ou superior prontos para iniciar um estágio. Conforme os dados da Associação Brasileira de Estágio, somente 900 mil jovens fazem estágio atualmente.

Aparentemente parece impossível conseguir uma vaga, mas não é bem assim. Cerca de 20% das vagas de estágio abertas não são preenchidas por falta de candidatos interessados, informa Adriel Luis Gennaro, Co-fundador e COO da Alpha Estágio. “Muitos estudantes começam a procurar estágio nos últimos períodos da graduação, o que dificulta a contratação desses estudantes, uma vez que as empresas preferem contratar estagiários por 12 meses em média”, afirma Adriel.

Vamos por partes! Todo jovem matriculado no ensino médio, técnico ou superior podem ser estagiários. Na maioria dos cursos de graduação é possível o estágio não obrigatório a partir do primeiro semestre, salvo algumas exceções principalmente para as áreas da saúde. Então se você quer se familiarizar com o mercado de trabalho, o quanto antes buscar um estágio, maiores as chances de aprender na prática o que você estuda em sala de aula.

Outro ponto fundamental é a familiarização com processos seletivos e entrevistas. Esta fase ainda causa medo em muita gente, mas com as informações corretas e foco é possível se preparar para entrevistas de estágio ou emprego.

Para ser aprovado no estágio é preciso se preparar para essa de forma estratégica. Primeiro de tudo o seu currículo deve ser atrativo. Como no estágio não é exigido experiência profissional, o seu currículo deve mostrar o seu potencial, habilidades pessoais e principalmente seus dados de contato – e-mail e telefone, principalmente. João Pedro de Almeida Fernandes, Psicólogo e Recruiter especializado na seleção de estagiários dá uma super dica: para cada vaga é preciso ter um currículo personalizado, descrevendo o objetivo profissional e sempre que possível uma Carta de Apresentação ao Recrutador.

Talvez você esteja se perguntando como se destacar nesse universo de estudantes. É mais simples do que parece. Anote as vagas para as quais você se inscreveu e pesquise sobre as empresas. Nos contatos com os recrutadores, seja rápido, cortês e aproveite para tirar as dúvidas sobre a vaga. Tenha um Linkedin atualizado e ativo, essa rede social é estratégica para quem busca um estágio! Siga empresas e profissionais da sua área de formação e esteja atento as tendências do mercado de trabalho e o principal, ao confirmar presença em um processo seletivo, esteja presente e se não puder comparecer, avise com antecedência. Essas atitudes ajudarão você a criar uma boa reputação no mercado de trabalho.

No próximo texto aqui no blog vamos te dar dicas de como aproveitar ao máximo a experiência do estágio para a sua carreira profissional!

Até lá!!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

Quem são os estagiários atuais?

Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho mudou radicalmente impulsionado pela evolução digital, transformações culturais e sociais. Essa mudança uma nova geração de

LEIA MAIS

Investimento Certo!

Vivemos, no mercado de trabalho, um grande paradoxo. Enquanto faltam empregos na base, em alguns setores a falta é de talentos! Principalmente nas áreas de

LEIA MAIS

2022, o Ano do RH

As mudanças aceleradas impostas pela pandemia do Covid-19 causaram impactos imediatos em nossas vidas e certamente outras ainda virão pela frente. O estudo do Gartner

LEIA MAIS