Alpha Estágio

Dicas para estagiários

Seja em um encontro com amigos ou em entrevistas e dinâmicas de estágio, chegar atrasado mostra falta de comprometimento ou interesse. Portanto, seja pontual, sempre!

Imagine você no cinema, assistindo àquele filme bacana, compenetrado, e de repente, toca o celular de alguém e você perde uma parte? Já pensou se tocasse seu telefone durante uma dinâmica de grupo, enquanto alguém se apresenta? Não passe essa vergonha e mantenha o celular sempre desligado.

Calça rasgada e camiseta larga pode ser moderno, mas durante uma entrevista não faz sentido principalmente se a idéia é transmitir uma imagem séria e comprometida. A apresentação pessoal conta muito na hora dos selecionadores escolherem os candidatos. Por isso, fazer a barba, manter o cabelo penteado e unhas limpas pode ajudá-lo a conquistar a tão almejada vaga.

É importante que você se sinta à vontade em um processo seletivo. Então, ir de minissaia e usar uma maquiagem muito carregada deve ser evitado. Isso chama a atenção, porém de forma negativa. Lembre-se: é o seu talento que deve se sobressair.

Se estiver em dúvida na escolha da roupa, prefira trajes sociais. Você ficará mais elegante. Para completar o visual, durma bem na noite anterior para não chegar com expressão de cansado.

Procure saber sobre a empresa da qual você quer fazer parte. Na hora da entrevista você pode ser questionado sobre os motivos do seu interesse na organização. As informações pesquisadas serão de grande valia nesse momento.

Chegar muito antes do horário marcado não é indicado. Pode passar a impressão de que você está muito ansioso. Além disso, outros candidatos podem estar agendados antes de você para entrevista.

Ao conhecer o entrevistador, memorize seu nome e ao cumprimentá-lo, aperte a mão na mesma intensidade. Uma dica: jogue fora chicletes ou balas antes de se apresentar!

Seja prevenido: leve seu currículo impresso e atualizado. Mas não se esqueça de revisá-lo. Não há nada pior do que entregar um currículo com erro de português.

Na hora do processo seletivo, olhe nos olhos dos seus ouvintes, seja objetivo e utilize o português correto. Evite conversas paralelas. Respeite o próximo.

Uma boa estratégia é contar os resultados em estágios, trabalhos acadêmicos ou voluntários que fizeram a diferença. Intercâmbios e esportes coletivos também contam pontos. Dispense comentários negativos e informações confidenciais sobre pessoas ou empresas pelas quais passou.

Para saber e fazer sempre:

Seja humilde. Uma frase do grande pensador Sócrates diz assim: “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. Sempre teremos algo novo a aprender.

Turbine sua carreira: faça cursos para reciclar o conhecimento. Você já ouviu falar em networking? É uma ferramenta importante para o seu futuro profissional. Consiste em fazer amizades com pessoas que tenham afinidades profissionais com você. Prefira quem tem caráter e valores sólidos e aja com honestidade. No futuro, algum deles pode auxiliá-lo na conquista de uma chance no mercado de trabalho.

Estude e leia sempre! Dessa forma você cria mais embasamento na hora de conversar sobre diversos assuntos. O bom profissional é aquele que trabalha em equipe e contribui para o crescimento das pessoas ao seu redor.

Esteja conectado: Leia jornais e revistas de gestão e negócios. Mas lembre-se: informação não é conhecimento.

Mantenha sua autoconfiança: Aprenda técnicas para projetar sua imagem profissional. Há diversos cursos gratuitos voltados a orientações comportamentais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

Quem são os estagiários atuais?

Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho mudou radicalmente impulsionado pela evolução digital, transformações culturais e sociais. Essa mudança uma nova geração de

LEIA MAIS

Investimento Certo!

Vivemos, no mercado de trabalho, um grande paradoxo. Enquanto faltam empregos na base, em alguns setores a falta é de talentos! Principalmente nas áreas de

LEIA MAIS

2022, o Ano do RH

As mudanças aceleradas impostas pela pandemia do Covid-19 causaram impactos imediatos em nossas vidas e certamente outras ainda virão pela frente. O estudo do Gartner

LEIA MAIS