Alpha Estágio

10 Habilidades em alta no mercado de trabalho

Saber se comunicar, ter boas capacidades de relacionamento interpessoal, criatividade, inovação, e capacidades de aprendizagem são algumas das 10 habilidades mais procuradas pelos recrutadores na hora de contratar.

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, realizado com empresas e profissionais de todos os setores do mercado e em todos os Continentes, a forma de avaliar um candidato mudou. O mundo do trabalho exige cada vez mais de pessoas com Soft Skills bem desenvolvidas.

Mas, afinal, o que são as tais soft skills?

São as habilidades comportamentais como, pensamento crítico e analítico, criatividade, capacidade de aprender, resiliência, flexibilidade, capacidade de resolver problemas, entre outros.

E quem os recrutadores buscam? Hoje, já não basta ter uma graduação ou habilidades técnicas. É preciso ter habilidades comportamentais. São essas habilidades que trazem um diferencial competitivo para cada um de nós. As empresas buscam estagiários e profissionais com foco na humanização. Grandes investimentos são feitos pelas empresas em programas de atendimento, pós – venda, para entender mais como foi a experiência do cliente final, por exemplo. Ou então garantir a melhor experiência do consumidor no processo de compra e utilização de produtos ou serviços.

Independente se o seu sonho profissional é trabalhar dentro de uma organização, ou empreender, uma coisa é um fato: você vai ter que lidar com pessoas.

Ou seja, isso requer habilidades comportamentais, e desenvolver soft skills é muito importante para alcançar sucesso na carreira profissional.

O Linkedin, apontou que no Brasil a busca por profissionais com soft skills cresceu cerca de 95%.

Mas, afinal, quais são essas habilidades em mercado de trabalho que vêm crescendo tanto? E porque elas são tão valorizadas?

Segundo estudos do Fórum Econômico Mundial algumas habilidades comportamentais estarão em alta no mercado nos próximos cinco anos. Quem estiver antenado e criar um plano de desenvolvimento pessoal tem grandes chances de ter sucesso.

Anote aí: Pensamento analítico e inovação, Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado, Resolução de problemas, Pensamento crítico, Criatividade, Liderança, Uso, monitoramento e controle de tecnologias, Programação, Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, Raciocínio lógico.

Ufa!! Parece muita coisa e na verdade é mesmo. Mas essas habilidades serão cada vez mais exigidas nos próximos 5 anos.

Das 10 habilidades, apenas 2 são técnicas: programação e monitoramento e controle de tecnologia.

Por mais que a tecnologia esteja presente e se desenvolvendo numa velocidade assustadora as empresas são feitas por pessoas e para pessoas, é por isso que desenvolver habilidades comportamentais são essenciais.

Como eu desenvolvo as minhas habilidades?

1. Administração do tempo: é separar, não só, o tempo de trabalho, e o de lazer, mas também usar esses momentos com qualidade. Foque no trabalho, mas separe um tempo para praticar um hobbie ou estar em família.

2. Tempo de aprendizagem: leia coisas novas, assista algo algo novo. Isso pode te ajudar a desenvolver a criatividade, uma soft skill tão necessária.

3. Respeitar seus limites: desenvolver soft skills é importante, assim como trabalhar o seu autoconhecimento. Com isso, você passa a entender o que de fato precisa ser desenvolvido ou apenas melhorado.

O segredo é hard e soft skills, e ainda assim, manter a saúde mental. Enquanto alguns acreditavam que a tecnologia resolveria todos os problemas e eliminaria o trabalho humano, as novas demandas do mercado mostram que o lado humano de todo negócio é fundamental.

Desenvolver soft skills é criar um mundo corporativo mais humano, mais empático, acolhedor e produtivo.

Adriel Luis Gennaro
COO Alpha Estágio

The Future of Jobs Report 2020, WFE
Global Talent Trends 2019, Linkedin

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Leia também

Quem são os estagiários atuais?

Ao longo das últimas décadas, o mercado de trabalho mudou radicalmente impulsionado pela evolução digital, transformações culturais e sociais. Essa mudança uma nova geração de

LEIA MAIS

Investimento Certo!

Vivemos, no mercado de trabalho, um grande paradoxo. Enquanto faltam empregos na base, em alguns setores a falta é de talentos! Principalmente nas áreas de

LEIA MAIS

2022, o Ano do RH

As mudanças aceleradas impostas pela pandemia do Covid-19 causaram impactos imediatos em nossas vidas e certamente outras ainda virão pela frente. O estudo do Gartner

LEIA MAIS