Fale com os nossos especialistas em Estágio
BLOG

10 Habilidades em alta no mercado de trabalho

Postado por Alpha  |  13/05/2021

Saber se comunicar, ter boas capacidades de relacionamento interpessoal, criatividade, inovação, e capacidades de aprendizagem são algumas das 10 habilidades mais procuradas pelos recrutadores na hora de contratar.

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, realizado com empresas e profissionais de todos os setores do mercado e em todos os Continentes, a forma de avaliar um candidato mudou. O mundo do trabalho exige cada vez mais de pessoas com Soft Skills bem desenvolvidas.

Mas, afinal, o que são as tais soft skills?

São as habilidades comportamentais como, pensamento crítico e analítico, criatividade, capacidade de aprender, resiliência, flexibilidade, capacidade de resolver problemas, entre outros.

E quem os recrutadores buscam? Hoje, já não basta ter uma graduação ou habilidades técnicas. É preciso ter habilidades comportamentais. São essas habilidades que trazem um diferencial competitivo para cada um de nós. As empresas buscam estagiários e profissionais com foco na humanização. Grandes investimentos são feitos pelas empresas em programas de atendimento, pós - venda, para entender mais como foi a experiência do cliente final, por exemplo. Ou então garantir a melhor experiência do consumidor no processo de compra e utilização de produtos ou serviços.

Independente se o seu sonho profissional é trabalhar dentro de uma organização, ou empreender, uma coisa é um fato: você vai ter que lidar com pessoas.

Ou seja, isso requer habilidades comportamentais, e desenvolver soft skills é muito importante para alcançar sucesso na carreira profissional.

O Linkedin, apontou que no Brasil a busca por profissionais com soft skills cresceu cerca de 95%.

Mas, afinal, quais são essas habilidades em mercado de trabalho que vêm crescendo tanto? E porque elas são tão valorizadas?

Segundo estudos do Fórum Econômico Mundial algumas habilidades comportamentais estarão em alta no mercado nos próximos cinco anos. Quem estiver antenado e criar um plano de desenvolvimento pessoal tem grandes chances de ter sucesso.

Anote aí: Pensamento analítico e inovação, Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado, Resolução de problemas, Pensamento crítico, Criatividade, Liderança, Uso, monitoramento e controle de tecnologias, Programação, Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, Raciocínio lógico.

Ufa!! Parece muita coisa e na verdade é mesmo. Mas essas habilidades serão cada vez mais exigidas nos próximos 5 anos.

Das 10 habilidades, apenas 2 são técnicas: programação e monitoramento e controle de tecnologia.

Por mais que a tecnologia esteja presente e se desenvolvendo numa velocidade assustadora as empresas são feitas por pessoas e para pessoas, é por isso que desenvolver habilidades comportamentais são essenciais.

Como eu desenvolvo as minhas habilidades?

1. Administração do tempo: é separar, não só, o tempo de trabalho, e o de lazer, mas também usar esses momentos com qualidade. Foque no trabalho, mas separe um tempo para praticar um hobbie ou estar em família.

2. Tempo de aprendizagem: leia coisas novas, assista algo algo novo. Isso pode te ajudar a desenvolver a criatividade, uma soft skill tão necessária.

3. Respeitar seus limites: desenvolver soft skills é importante, assim como trabalhar o seu autoconhecimento. Com isso, você passa a entender o que de fato precisa ser desenvolvido ou apenas melhorado.

O segredo é hard e soft skills, e ainda assim, manter a saúde mental. Enquanto alguns acreditavam que a tecnologia resolveria todos os problemas e eliminaria o trabalho humano, as novas demandas do mercado mostram que o lado humano de todo negócio é fundamental.

Desenvolver soft skills é criar um mundo corporativo mais humano, mais empático, acolhedor e produtivo.

Adriel Luis Gennaro
COO Alpha Estágio

The Future of Jobs Report 2020, WFE
Global Talent Trends 2019, Linkedin

COMPARTILHAR
Mais lidas
Eu quero um estágio!
10/02/2021
Qual perfil comportamental mais desejado pelas empresas?
26/11/2020
O melhor currículo de todos os tempos
02/12/2020
Saiba como evitar o roubo do seu WhatsApp
16/09/2020
Sua empresa na era da conhecimento
06/07/2020
Por período
ALPHA ESTÁGIO
Rua Pedro Pegoraro, 1120 - Ribeirânia
CEP 14096-440 - Ribeirão Preto - SP
INSTITUCIONAL
CONTATOS
Seg à Sexta 08h às 18h, Sábados 08h às 14h
© 2021. ALPHA ESTÁGIO.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Martinez Comunicação