Clique aqui e falepelo Whatsapp!
BLOG

Eu quero um estágio!

Postado por Alpha  |  10/02/2021

Muita gente coloca nas metas para o ano novo conseguir um estágio. Bom, se você não fez o seu planejamento, cuidado!! Está na hora de pensar seriamente nisso.

A busca pelo primeiro estágio gera muita ansiedade, ainda mais se você não utiliza uma estratégia bem definida.

Vamos pelo início. Tenha em mente que o estágio é uma parte muito importante da sua formação, além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. O ideal é buscar um estágio logo no início da graduação, assim você terá chances de fazer no mínimo dois estágios, se o seu curso for de quatro anos.

O segundo ponto que pode te eliminar dos processos seletivos é o currículo. Lembre-se, o seu currículo é o primeiro contato que você terá com a empresa. Erros de ortografia, são imperdoáveis. Currículos com informações falsas ou com dados incompletos também são descartados de imediato.

Ainda tem quem pense que o processo seletivo começa na entrevista. É o maior engano. O processo inicia quando você se inscreve para uma vaga ou envia o seu currículo.

Falando em enviar currículo, lembre-se: CURRÍCULO NÃO É PANFLETO. Estude, pesquise sobre a empresa, sobre a vaga e prepare um currículo para cada vaga. Ao enviá-lo por e-mail, escreva uma breve apresentação sua, explicando quem você é e porque você se encaixa na vaga. Uma estratégia é fazer um vídeo currículo. Já pensou nisso? Certamente você se destacara dos demais candidatos.

No início do texto falei sobre o planejamento. Junto com ele você precisa ter um profundo autoconhecimento. Quais são seus pontos fortes, o que precisa ser melhorado e como você fará isso.

Por exemplo, uma das hard skills mais procuradas é a informática, principalmente Excel para quem faz graduação nas áreas de gestão, administração, contábeis. Então você pensa, “ah, meu conhecimento em Excel é intermediário, vou fazer um curso de Power BI para turbinar meu currículo”. Nãooooo. Faça cursos – e tem opções gratuitas e de qualidade – para aprimorar o seu conhecimento em no programa, depois que estiver dominando a ferramenta, faça um curso de VBA e depois disso pense em partir para o Power BI.

Mas se você sabe que precisa escrever melhor, foque nisso. Escreva, leia muito e tenha um texto impecável. Se o seu ponto a melhorar é falar em público, faça cursos nessa área.

Minha sugestão, faça dois cursos por vez. Um voltado ao aprimoramento das hard skills e outro voltado as soft skills. Quando colocar isso no currículo, informe a data de início, fim e onde você fez.

O importante é não pular etapas. Para ser desejado pelas empresas e conseguir o tão sonhado estágio é preciso autoconhecimento, estratégia e muita disposição e isso vale para qualquer área de formação.

E aí, mãos à obra?

COMPARTILHAR
Mais lidas
Qual perfil comportamental mais desejado pelas empresas?
26/11/2020
Eu quero um estágio!
10/02/2021
O melhor currículo de todos os tempos
02/12/2020
Sua empresa na era da conhecimento
06/07/2020
Saiba como evitar o roubo do seu WhatsApp
16/09/2020
Por período
ALPHA ESTÁGIO
Rua Pedro Pegoraro, 1120 - Ribeirânia
CEP 14096-440 - Ribeirão Preto - SP
INSTITUCIONAL
CONTATOS
Seg à Sexta 08h às 18h, Sábados 08h às 14h
© 2021. ALPHA ESTÁGIO.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Martinez Comunicação